top of page

A Importância da Integração no Projeto SEMENTES

      A Robótica é considerada uma parte da Mecatrônica. Na verdade, ocupa menos de 5 porcento dela. Ainda assim, a Robótica costuma ser dividida na Robótica Industrial, Robótica Móvel e sistemas híbridos, além dos dispositivos dedicados. A Robótica Industrial compreende basicamente os manipuladores empregados nas indústrias para automatizar linhas de montagem em atividades repetitivas, ou em tarefas que superam a força ou a precisão do ser humano, ou, ainda, em tarefas insalubres como o corte e a soldagem de peças. Já a Robótica Móvel engloba plataformas móveis para a locomoção de peças ou dispositivos tanto num ambiente industrial quanto fora dele. Quando um dispositivo reúne um ou mais manipuladores sobre uma plataforma móvel, tem-se um sistema híbrido, como os famosos robôs Sojourney (o menor deles), Spirit e Opportunity, mostrados na imagem abaixo, que foram enviados pela NASA para explorar Marte.

O Projeto Sementes busca contribuir para a divulgação da tecnologia, em especial da robótica, nas escolas públicas de Divinópolis e região. Essa divulgação começou com palestras do Grupo PET nas escolas, mostrando algumas atividades e projetos desenvolvidos no CEFET com o auxílio da visão computacional e da impressão 3D. Foi divulgado o Projeto Sementes, que visa passar de uma forma construtivista uma introdução à robótica móvel. Ou seja, com um objetivo bem definido de promover uma competição acadêmica entre as equipes participantes, como uma forma de motivar os alunos e professores interessados a buscarem conhecimentos necessários e a aplicarem esses conhecimentos na solução de tarefas propostas. Isso a partir de uma plataforma básica comum aos participantes e de treinamentos introdutórios. Assim, foram abordadas nesses treinamentos introdutórios habilidades como: programação do Arduino; acionamento de Led RGB; movimentação do robô; calibração; e sensor de ultrassom. Foram dadas também três tarefas para aplicação dessas habilidades: contornar um objeto usando tempos e movimentos; vagar numa área usando os sensores de ultrassom; e contornar uma caixa.

       Nesse retorno às atividades, gostaríamos que as equipes procurassem consolidar as habilidades apontadas acima e terminassem alguma tarefa que tenha faltado completar. Além disso, recomendamos que as equipes comecem a pensar na integração (combinação) dessas habilidades. Por exemplo, algumas equipes podem ter trabalhado o contorno da caixa usando o ultrassom para manter o robô a uma distância da lateral da caixa. Mas ao chegar ao fim dessa lateral, o sensor deixará de detectá-la. Nesse momento, é necessário “chavear” o programa para uma rotina que faça com que o robô contorne a quina da caixa até que o ultrassom consiga detectar a outra lateral da caixa. A repetição desses procedimentos fará com que o robô continue sua movimentação e complete a tarefa de contornar a caixa. No desenvolvimento dessa e de outras tarefas, o Led do robô pode ser usado para sinalizar o seu funcionamento, acendendo a cor azul enquanto o robô está seguindo uma parede da caixa, ou piscando em vermelho durante o contorno de uma quina.

       Essa é uma ideia do que poderá ser cobrado na competição do Projeto Sementes, cuja divulgação do regulamento está prevista para o início de setembro, ou seja, cerca de quarenta dias antes da competição, conforme consta do Guia do Projeto. Ou seja, para quebrar um pouco da ansiedade, as equipes podem esperar por uma prova divulgada que integre as habilidades básicas num pequeno circuito que envolva o contorno de objetos, o seguimento de paredes, evitando obstáculos e sinalizando por meio do Led. Uma dica é que, na robótica móvel, um objeto ou uma parede pode ser usada como uma referência, permitindo verificar ou corrigir uma trajetória, evitando o acúmulo de erros de uma sequência.

       Portanto, há tempo para que qualquer das equipes avance em seus conhecimentos e habilidades, se preparando bem para representar sua escola. Só é preciso de organização e trabalho. Lembro a todos que haverá mais uma etapa de treinamento na segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de setembro, onde poderão ser tiradas dúvidas e avançado um pouco mais nessa nossa introdução à robótica móvel. Desejamos um ótimo retorno às aulas a todos.

 

Tutoria do Grupo PET - Eng. Mecatrônica do CEFET-MG

bottom of page